A vida como um imenso colégio: lições, esforço e persistência

Na escola da vida, todos precisamos “passar de ano”. Mas como encarar (e superar) os obstáculos que nos fazem estagnar no mesmo “ano escolar”?

Créditos da imagem: @psicozelialima

Você já parou para pensar que a vida é como um grande colégio, em que cada um de nós está em uma sala de aula e em um ano diferente? 

Desde que entramos nesse colégio chamado EXISTÊNCIA, temos que aprender, frequentar aulas muitas vezes desinteressantes, fazer as provas mensais, bimestrais e as lições diárias. E quando nos recusamos a estudar e a aprender, pagamos o preço de estacionar naquele ano e de ter que repetir tudo novamente: as mesmas lições, tarefas e provas, até conseguirmos passar daquele ano para o próximo. Isso nunca terminará enquanto estivermos nesse colégio que é a VIDA.

No entanto, não se decepcione ou se retraia por ter errado a lição ou por ter ido mal naquela prova. Em vez disso, se esforce em aprender com aquilo que faltou na primeira tentativa, para lograr melhor êxito na próxima. Isso requer esforço e persistência.

Costumo dizer que “o caminho se faz ao caminhar”, não tem outro jeito. É preciso caminharmos e irmos descobrindo a nós mesmos, fazendo escolhas, acertando e errando, mas sempre caminhando e cada vez mais nos preparando melhor para não repetirmos de ano, porque o prêmio do ônus deste esforço é o bônus de uma boa evolução como seres humanos nesta existência.

“Não importa o “ano escolar”: cada disciplina cursada na escola da existência é uma oportunidade de aprendizado e de evolução. O progresso nesta escola se dá caminhando, com coragem e com muita persistência.”  — Breno Schweller

Se você tem encontrado dificuldades em aprender as lições da vida e tem sentido que está estagnado(a) em sua jornada, saiba que a terapia com um psicoterapeuta experiente pode ajudá-lo(a) a se preparar melhor para os desafios que virão. 

Marque uma consulta comigo e comece a construir seu caminho de evolução e de aprendizado nesta grande escola da vida.