Sobre mim
Olá, eu sou o Breno.
Experiência e formação
Sou psicólogo e supervisor clínico, psicoterapeuta e palestrante. Tenho experiência clínica de mais de 35 anos atendendo a adolescentes, adultos, idosos, casais e pais. Me graduei pela PUC-Campinas em 1985 e sou Especialista em Adolescência pela UNICAMP desde 1990.
Já atendi a milhares de pacientes de Campinas e região, assim como de outros estados e países.
Durante a minha passagem acadêmico-profissional de 4 anos pela UNICAMP, além de minha Especialização em Psicologia Médica e Psiquiatria da Adolescência, também fui um dos psicólogos do SAPPE (Serviço de Assistência Psicológica e Psiquiátrica ao Estudante), atendendo a toda a comunidade acadêmica da Graduação e da Pós-Graduação da universidade.
Grupos de estudo
Já participei de grupos de estudos com vários colegas de profissão. Dentre eles, destaco:
- Prof. Dr. Roosevelt Moises Smeke Cassorla – que, além de meu primeiro psicanalista (por 10 anos consecutivos), também colaborou com um dos meus trabalhos de conclusão de curso na Pós-Graduação da UNICAMP sobre suicídio na adolescência;
- Prof. Dr. Rubem Alves – com o qual fui um dos fundadores de um grupo que estudou por muitos anos as interfaces entre a psicanálise e a poesia;
- Prof. Dr. Antônio Muniz de Rezende – com o qual realizei estudos sobre a obra de Wilfred Bion.
Um pouco do que é psicoterapia para mim
Considero a psicoterapia uma ferramenta poderosa e eficaz para o autoconhecimento, visando à prevenção e ao tratamento de todos os desconfortos e disfuncionalidades socioemocionais e interpessoais.
Porém, esse processo terapêutico precisa ser muito bem conduzido. Tenho como recurso fundamental a escuta muito apurada do paciente, assim como o acolhimento de seus sentimentos, pensamentos e falas – sem julgamentos de qualquer espécie –, para, a partir daí, criar um vínculo de confiança e ajudá-lo a pensar e refletir de maneira mais ampla sobre o que ele próprio me traz.
Mas tudo isso não funciona como um “fast-food“. Existe um tempo para que esse processo aconteça de forma minimamente eficaz. O desenvolvimento não é instantâneo, não é como tomar uma pílula mágica; ele requer comprometimento, investimento, vontade, dedicação e persistência para conseguir enxergar também aquilo que lhe faz mal (mesmo que isso lhe traga momentaneamente alguma dor). A dor também faz parte do seu processo como ser humano, e meu papel é ajudá-lo a tomar consciência do que não está bem, aceitar e a partir daí ressignificar esses “entraves” e dores de maneira que não mais sejam motivos ou gatilhos para se perpetuarem em sua vida.
Como psicoterapeuta, espero ajudar você a descobrir novos recursos e habilidades antes desconhecidos, para que você possa aplicá-los em sua vida, fazer o “download” de si mesmo(a), se apropriar de sua essência, significado e autoestima e se validar positivamente como de fato é.
Abordagem terapêutica
Ao longo de tantos anos de prática clínica diária junto aos meus pacientes, cada um com suas necessidades e individualidades, além do meu desenvolvimento como ser humano e profissional (também fazendo minha própria psicoterapia desde adolescente e estudando Psicologia até hoje), fui acumulando em minha própria “caixa de ferramentas” conhecimentos e experiências diversos que me permitem a utilização de várias técnicas na abordagem com cada paciente, considerando as suas singularidades quanto às suas necessidades e ao seu alcance psicológico naquele momento. Portanto, adquiri o meu jeito próprio de ser terapeuta.
Tenho como crucial a noção de que o nosso funcionamento inconsciente é determinante na maioria das nossas ações e crenças.
Além disso, acredito, assim como Wilfred Bion, que um processo honesto de psicoterapia “não visa à cura, mas sim à pro-cura“.